5 passos básicos para uma pele perfeita

INTRODUÇÃO

Ter cuidados com a pele é muito importante e a seguir vou explicar o porquê.

Você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo? Que ela serve pra manter a temperatura do nosso corpo? Que protege o nosso corpo contra fatores externos e bactérias prejudiciais? Que ajuda a prevenir a perda de água do corpo? Que ela cura a maioria de suas feridas?

Agora me diz: Como você está cuidando deste órgão tão importante?

E digo mais, se você só se lembra da pele na hora de fazer maquiagem, você tem um grande problema. Se ainda não tem terá em breve. Falo isso por experiência própria.

TIPOS DE PELE

Uma pele linda e super saudável é o sonho de consumo de todas as mulheres. Como o rosto é nosso cartão de visita, queremos a pele o mais bonita possível e a identificação do tipo de pele é muito importante para você cuidá-la adequadamente e ajudar a deixa-la linda e macia como você sempre sonhou.

Há basicamente 4 tipos de pele: Normal, oleosa, seca e mista. Você sabe qual tipo de pele você tem?

Pele normal: Tem aparência saudável, com uma textura macia. Contém um bom equilíbrio entre óleo e umidade e não apresenta espinhas e poros obstruídos frequentemente.  Quando bem cuidada, linhas de expressão e rugas raramente aparecem antes da velhice.

Pele Normal

Pele Seca: É caracterizada por pequenos poros e quase não apresenta óleo ou brilho superficial. Linhas de expressão se formam mais cedo, especialmente ao redor dos olhos e da boca. Pode apresentar ser áspera, rachadura e escamação.

Pele Seca

Pele Oleosa: Acontece quando a glândula sebácea (localizada na derme) produz uma grande quantidade de óleo dando a pele uma aparência com brilho. Caracterizada por grandes poros, em comparação com outros tipos de pele, e está mais propícia a ter espinhas e poros obstruídos. Tende a ter menos rugas que as peles secas. O óleo ajuda a camada superior da pele a reter água e protege a pele de fatores ambientais que causam ressecamento.

Pele Oleosa

Pele mista: é quando na “Zona T” do rosto ela é oleosa. A “Zona T” do rosto é a testa e a linha que vai dentre as sobrancelhas, passando pelo nariz até o queixo formando um “T” no rosto.

Classificando seu tipo de pele:

Responda algumas perguntas.

  1. Sua pele tem uma textura macia?
  2. Contém um equilíbrio de óleo e umidade sem espinhas ou poros obstruídos?

Se você respondeu sim às perguntas 1 e 2 sua pele é normal

  1. Sua pele tem aparência sem brilho ou óleo?
  2. Há linhas de expressão surgiram muito rápido na região dos olhos e da boca?

Se você respondeu sim às perguntas 3 e 4 sua pele é seca.

  1. Sua pele produz óleo em excesso deixando-a com aparência brilhante?
  2. A pele fica com sensação pegajosa mesmo após logo limpá-la?

Se você respondeu sim às perguntas 5 e 6 sua pele é oleosa.

  1. Ela tem uma suavidade com produção de óleo na Zona T?

Se você respondeu sim à pergunta 7 sua pele é mista.

Fatos Curiosos:

Você sabia que 70% das pessoas até 24 anos tem a pele oleosa. A tendência é que, conforme o tempo passa a pele tende a ficar mais seca. Por isso essa porcentagem vai diminuindo a medida que a idade aumenta.

Você sabia que a pele mais seca, sem a umidade, tende a ter mais rugas que uma pele mais oleosa?

CUIDADOS COM A PELE

Os cuidados com a pele são essenciais para deixar a pele do rosto macia.

Os cinco passos essenciais para cuidar da pele são: Limpar, Esfoliar, Tonificar Hidratar e proteger.

Como cuidados básicos que devemos fazer todos os dias, 2x ao dia são: limpar, tonificar e hidratar. Ao acordar e antes de dormir. Use produtos próprios pra seu tipo de pele.

Limpar: Para peles normais a secas, pode ser um sabonete em creme próprio para a pele do rosto. Para peles de mista a oleosa, use sabonetes em gel que não usem óleo em sua composição.                                                                   

Tonificar: Use um tônico próprio para cada tipo de pele, ele complementa a limpeza tirando impurezas mais profundas e retirando totalmente a oleosidade da pele, preparando a pele para receber os produtos do próximo passo dos cuidados com a pele. Em peles mais oleosas é ideal usar um adstringente no lugar do tônico que vai limpar mais profundamente retirando todo óleo da pele.

Hidratar: Como foi retirado toda oleosidade da pele, ela está desprotegida, e nesse momentos deve-se passar um hidratante, engana-se quem diz que pele oleosa não pode ser hidratada, ela pode, e deve contanto que seja feita uma hidratação com hidratante a base de água.

Se a pele oleosa não for hidratada ela (a pele) vai achar que tá faltando hidratação e vai produzir óleo para suprir essa hidratação.

As peles normais a secas costumam aceitar qualquer tipo de hidratante.

Uma pele mais bem hidratada leva a melhores resultados na aplicação da maquiagem.

Hidratante mantem a umidade da pele evitando que novas rugas apareçam.

Esfoliação: A esfoliação deve ser feita com produto próprio, não sou muito a favor de produtos caseiros, mas há quem gosta, ela ajuda na remoção de impurezas mais profundas e cravos que insistem em permanecer na nossa pele. Em peles secas a normais deve ser feita 1x na semana, nas peles mistas a oleosas, de 2 a 3x na semana, não mais que isso para não machucar a pele. É ideal usar algum produto que ajude a renovar a pele “machucada”.

Proteção: Recomenda-se usar protetor solar para a proteção da pele. Eles tendem a ser um pouco mais oleosos. Por isso procure por cosméticos que se adequem ao seu tipo de pele. Se não se adaptar a algum produto não hesite em trocar, é melhor gastar com outro produto do que usar um produto que não é ideal pra usa pele ou pior ainda não usar nada.

Com certeza esses passos irão ajudar sua maquiagem a durar mais.

Atenção!!!

Não aconselho a usar leite de rosas, ou leite de colônia, sabe, aquele produto que sua avó usava e parece que tira toda a sujeira? Então, ele é a base de álcool e álcool causa um efeito rebote na pele, resseca a pele mais seca e produz óleo nas peles oleosas.

É melhor não misturar produtos faciais de diversas marcas, pois são fórmulas diferentes e ingredientes diferentes o que pode causar alguma reação ou perder os benefícios para qual o produtos foi desenvolvido.

Caso você tenha a pele muito machucadas pela acne, pele acneica ou sensível deve procurar um dermatologista para que ele te ajude a cuidar da sua pele e recomende produtos próprios para o tipo da sua pele. Desconfie dos dermatologistas que não receitem algum tipo de hidratante para pele oleosa.

Esses passos de nada adiantarão se você não beber água, pelo menos 2 litros por dia, e se não tiver hábitos saudáveis, afinal todos os seus hábitos influenciam no seu corpo e pele.

E não esqueça de tirar sua maquiagem antes de dormir. Sua pele precisa respirar!

Outros posts